n.11 | Julho de 2007

Festa de Verão junta patrocinadores e equipas

A primeira volta do Global Management Challenge terminou no início de Julho. Para assinalar a passagem da etapa inicial, a organização desta iniciativa reuniu na já habitual Festa de Verão, patrocinadores, apoiantes e elementos das equipas. A confraternização foi animada e durou pela noite dentro.

Alberto Castro, membro do júri desta prova; Castro Guerra, Secretário de Estado Adjunto da Inovação e Indústria; elementos das equipas e os patrocinadores que há anos auxiliam no desenvolvimento desta competição, foram algumas das presenças marcantes desta Festa de Verão, que decorreu no dia cinco de Julho, no BBC - Belém Bar Café, em Lisboa. Pedro Alves Costa, vice-presidente da SDG, explicou durante o evento que «na segunda volta desta prova vamos ter apenas 64 equipas e dessas serão seleccionadas oito para a Final Nacional, que se realiza em Novembro. Quem ganhar a última etapa, vai representar Portugal a Bucareste, na Final Internacional».

Mas nesta noite de animado convívio, houve apoiantes de equipas mais felizes do que outros. O grupo Portugal Telecom (PT) e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) eram sem dúvida dos mais satisfeitos com o desempenho das suas formações. A PT porque vai contar na segunda fase com a presença de oito das equipas que apoiou e a CGD com cinco. Luís Moura, director de recursos humanos do Grupo PT, foi uma das presenças na Festa. Durante o evento, referiu que «a motivação das equipas PT é elevada e os participantes querem ganhar». No ano passado nenhuma das suas formações chegou à Final Nacional e Luís Moura acrescentou que espera para este ano, que alcancem essa ambicionada posição.

Também José Rodrigues, subdirector da CGD estava muito contente com os resultados obtidos. Das dez equipas que a CGD apoiou, cinco passaram à segunda fase e das restantes, quatro ficaram em segundo nos seus grupos e uma em terceiro. «O balanço desta primeira parte é muito positivo e estamos muito contentes», salientou José Rodrigues durante a Festa de Verão. Para a CGD a inscrição de equipas nesta iniciativa funciona como uma acção de formação, em que os participantes tomam contacto com a gestão de uma organização e têm a oportunidade de se aperceber do peso das decisões e do desempenho de cada um, para o sucesso de uma empresa.

Além das duas empresas já referidas, vão ter ainda equipas na segunda fase as seguintes entidades: Konica Minolta, Intrum Justitia, Banif, Microsoft, Accenture, CPCis, Grupo PPR (o mais recente patrocinador desta competição), Grupo Lena, IAPMEI, Staples, CTT, Heidrick&Struggles, Portal Universia, Efacec, Deloitte, EDP, IEFP, Barclays, Essilor, Alcatel-Lucent, PricewaterhouseCoopers, Santander Totta, Indra, Qimonda, Refer, Fiat, Canal UP, KPMG, Blaupunkt Portugal, Auto-Estradas do Atlântico e Império Bonança.


Novos países na Final Internacional

A Austrália e a Turquia são as mais recentes entradas para o conjunto dos países onde o Global Management Challenge se realiza. Com estas duas adesões, a próxima Final Internacional vai contar na totalidade com a participação de 26 países. Contudo este cenário pode ainda vir a ser alargado, uma vez que a organização estima novas entradas até ao final deste ano.

«Tanto na Turquia como na Austrália, os parceiros locais são entidades ligadas ao mundo universitário», explica Luís Alves Costa, presidente da SDG. Na Turquia, as pré-inscrições já começaram e o processo está a correr de feição, estando já registado um elevado número de formações interessadas em participar nesta prova de estratégia e gestão. O início da competição turca está agendado para Outubro. Na Austrália o processo está um pouco mais atrasado, mas Luís Alves Costa avança que até ao final do ano a prova vai começar. É que, estes dois países vão estar envolvidos na próxima Final Internacional, marcada para Abril de 2008, em Bucareste, na Roménia.

Em jeito de balanço sobre a internacionalização cada vez maior desta competição, Luís Alves Costa lembra alguns números. «Em 2000 esta rede era constituída por 11 países e passados sete anos, somos já 26». A expansão do Global Management Challenge começou em 1981, com a entrada do Brasil, mas tem-se intensificado especialmente nos últimos anos. Só em 2006, aderiram cinco novos países e o mais provável é que as duas entradas registadas este ano, não sejam as únicas. «Perspectivam-se mais adesões até ao final de 2007, nomeadamente os Estados-Unidos da América e o Canadá», refere Luís Alves Costa.


Francisco Padinha e Fátima Padinha, Pedro Alves Costa
e Hervé Chabosseau
Mercedes Balsemão e Luis Alves Costa
Francisco Pinto Balsemão, Luis Vasconcellos,
Rodrigo Costa e Alberto de Castro
Francisco Padinha, António Castro Guerra e
José Oliveira e Silva


Para mais informação visite-nos em: www.sdg.pt
 
Copyright © SDG. All rights reserved. By designSete