n.08 | Janeiro de 2007

Empresas avaliam desempenho das equipas

Apesar da edição de 2006 do Global Management Challenge já ter terminado, algumas empresas que entraram nesta competição aproveitaram o final do ano passado para reunirem os elementos das equipas que apoiaram. Foi o caso da Accenture e da Portugal Telecom que juntamente com os seus competidores, analisaram as estratégias utilizadas neste desafio e avaliaram o que correu bem e mal durante esta prova.

Já é conhecido que nem a Accenture, nem a Portugal Telecom (PT) conseguiram sagrar-se campeões de 2006 do Global Management Challenge. Contudo ou talvez mesmo por isso, as empresas quiseram avaliar com os participantes o seu desempenho nesta prova de estratégia e gestão, com objectivos muito definidos.

Para a Accenture, mais do que analisar a competição, estes encontros funcionam como uma forma de apresentar a empresa aos elementos das equipas de estudantes que apoiam e cativar talentos, através do recrutamento. «Esta acção é importante para nós ao nível do departamento de recrutamento. Dá-nos a oportunidade de conhecer quem apoiamos e de dar a conhecer a Accenture e o que ela faz», explicou José Galamba de Oliveira, presidente da Accenture. Acrescentou ainda que «com estes encontros juntamos numa mesma sala um colectivo natural de talentos que queremos cativar para a nossa empresa». Durante a sessão foi feita uma breve apresentação do que é a Accenture e qual o trabalho que desenvolve. Isto para desmistificar o trabalho do consultor e cativar muitos dos jovens que estavam na audiência para os quadros da empresa. Por seu lado, os participantes tiveram tempo de expor o trabalho realizado durante o Global Management Challenge e a sua apreciação deste desafio. A empresa convidou ainda os finalistas a candidatarem-se a trabalhar na Accenture. Depois de seleccionados entram num curso sobre consultadoria, com o fim de dominar estas matérias e de adquirir determinadas competências.

Mas se a Accenture quis com esta acção recrutar talentos, já a PT teve objectivos completamente diferentes, na medida em que apoiou essencialmente equipas de quadros. «A participação no Global Managament Challenge é encarada como uma forma de dar oportunidade aos nossos quadros de participar num desafio onde podem desenvolver competências na área de gestão; verificar como se gere uma empresa; desenvolver networking e gerir atritos e conflitos», explicou Luís Moura, director de recursos humanos desta empresa. Além disso e como salientou ainda o responsável pelos recursos humanos, «estes encontros funcionam como um ‘follow-up’ da participação das equipas, na medida em que para nós o Global Management Challenge funciona como uma acção de formação». E tal como no encontro anterior, também aqui as equipas falaram das estratégias adoptadas durante a competição, do que correu bem e mal e das expectativas para provas futuras. Deixaram ainda a sua opinião acerca desta competição e conselhos para que esta seja cada vez melhor.



A competição vista pelos participantes:


Em cada um destes dois encontros os elementos das equipas explicaram o que pensam desta prova de estratégia e gestão. Ficam aqui alguns dos pontos referidos durante a sessão na Accenture e na PT:     

- Nesta competição aprende-se muito sobre economia, gestão e observação de mercados.
- Aprendemos com a nossa participação que os paradigmas mudam e que todos os factores contam numa empresa.
- Esta competição proporciona a aprendizagem de competências de gestão e a ter uma visão mais ampla neste domínio.
- Depois de participar nesta prova ficamos com uma noção mais abrangente das variáveis que afectam uma empresa.
- Proporciona a avaliação das decisões em ambiente competitivo.
- Dá a oportunidade de discutir ideias com colegas de outras áreas de trabalho e com visões diferentes do negócio.
- Permite desenvolver competências a nível de «team work» e gestão de tempo.
- Reforça o trabalho em equipa.
- Intensifica a importância da comunicação entre equipas de trabalho.
- Melhora a percepção da necessidade de uma visão global do dia-a-dia.
- Demonstra a interdependência das áreas para o êxito final.


Accenture Portugal Telecom


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