O MEIO EM QUE A EMPRESA SE INSERE

O mercado

A empresa opera em concorrência directa com várias outras, que produzem e comercializam os mesmos produtos, nas mesmas áreas geográficas. Não existe uma definição específica dos produtos, mas são três produtos de consumo duradouros, diferentes mas relacionados entre si, e que são considerados pelos consumidores como desejáveis.

O mercado está dividido em duas áreas geográficas para a distribuição e comercialização tradicionais:

Ao mesmo tempo, a empresa pode conseguir atingir estas áreas e o resto do mundo através da Internet.

Em todas as áreas concorre directamente com as outras empresas que tomam parte na simulação; existe ainda concorrência adicional sob a forma de importações ou de produtos de outros fabricantes locais que não estão directamente envolvidos na simulação. Por este motivo, as quotas de mercado das equipas em competição não somam 100%. Esta outra concorrência não está, no entanto, directamente envolvida na simulação.



CARACTERIZAÇÃO ECONÓMICA

A procura dos produtos em cada área é condicionada pelo número de habitantes e pela respectiva composição social. Todos os mercados são afectados pelos normais ciclos económicos de crescimento e recessão.

Note, no entanto, que não pode pressupor que a simulação traduza a situação económica real no presente momento. A política governamental real também não tem qualquer influência na simulação.

Sobrepondo-se à tendência económica geral, existe um ciclo sazonal forte da procura para os produtos desta indústria. Não é necessariamente o mesmo em todos os mercados, nem todos os anos, mas o pico dá-se geralmente no quarto trimestre.

Na União Europeia (UE) a unidade monetária utilizada é o Euro. Na NAFTA e na Internet utiliza-se o Dólar americano (US Dólar).

Todas as decisões monetárias serão tomadas em Euros, incluindo as decisões que afectam a NAFTA e a Internet, mesmo que a transacção final seja realizada em Dólares. Os negócios serão, portanto, afectadas pela taxa de câmbio entre o Euro e o Dólar.

No decorrer da simulação, serão fornecidos relatórios e estatísticas económicas para o ajudar a avaliar as tendências e os movimentos económicos e como poderão variar as taxas de câmbio. São apresentados dados económicos sob a forma de estatísticas oficiais corrigidas da sazonalidade, tanto para a UE como para a NAFTA, referentes ao último trimestre, contendo:

Relativamente ao resto do mundo desenvolvido, está disponível informação mais limitada sobre alguns destes tópicos em Informação Económica no Relatório de Gestão.

Adicionalmente também são fornecidos pequenos extractos de informação política, económica e comercial, retirados da comunicação social, que talvez o possam auxiliar a prever o modo como a economia e os mercados se irão comportar. Deverá decidir quão fiável é esta informação.

Mais (detalhes importantes sobre taxas de câmbio)



ACONTECIMENTOS MUNDIAIS

Todas as empresas podem ser afectadas por acontecimentos mundiais significativos. Tais eventos podem resultar de perturbações políticas, desenvolvimentos económicos ou ambientais, guerras, desastres como erupções vulcânicas ou tremores de terra, epidemias, etc. Podem ter um efeito importante sobre a capacidade de funcionar da empresa e sobre os mercados dos produtos.

Sob um ponto de vista externo, o nível de perturbação deve ser igual para todas as empresas mas, de um ponto de vista interno, o nível de perturbação que um tal evento pode provocar numa dada empresa dependerá de quão bem preparada esta estiver para reagir ao que acontece. Por exemplo: se uma empresa dispuser de inventário adequado de matéria-prima e de produtos acabados poderá ter a possibilidade de prosseguir as vendas, enquanto que outra empresa com níveis de inventário mais baixos pode sentir dificuldades.

Estes eventos podem ocorrer de repente, com poucas possibilidades de intervenção da gestão. No entanto, para alguns deles, é provável que pelo menos alguma informação, retirada da imprensa e apresentada no Business Report dos Relatórios de Gestão, dê alguma pista do que poderá suceder.

É indispensável que leia os BUSINESS REPORT já que podem conter informação importante sobre alterações dos custos (por exemplo, preços das matérias-primas) ou de outros factores que não são necessariamente constantes no decurso da simulação.

A gestão deve ter presente que embora esta espécie de perturbação possa não afectar o mercado consumidor directamente, ela pode ter um efeito indirecto na confiança dos consumidores, o que levará a uma redução das encomendas.

Nota: embora se possam dar tais acontecimentos mundiais, o que foi dito não significa que se venham efectivamente a dar.




MARKETING

O departamento de marketing da empresa é responsável pela criação da procura para os produtos e pela sua venda em concorrência com as empresas rivais. Para ser bem sucedido, tem de ter uma boa estratégia de marketing.

Na UE e na Nafta vende aos retalhistas através de agentes e distribuidores que, por sua vez, os vendem ao público em geral. Os retalhistas são, nestes mercados, o alvo principal do seu esforço de marketing. Também pode vender directamente ao público em todo o mundo através da Internet. As vendas pela Internet também alcançam o público da UE e da NAFTA, pelo que estará, ao mesmo tempo, a competir com os seus agentes nessas áreas. A procura variará em função do estado da economia em geral e do esforço de marketing das empresas. Os retalhistas e o público em geral são também alvos das empresas rivais que vendem produtos concorrentes dos seus.

Cada produto tem uma imagem de mercado que deverá tentar promover no intuito de incrementar as vendas. Esta imagem é criada ao longo do tempo e afectada por um certo número de factores tais como a qualidade do produto, a fiabilidade, a publicidade, o preço e os prazos de entrega e que têm uma importância variável relacionada com os mesmos factores dos produtos da concorrência.

Alguns desses factores estão directamente sob o seu controle e são por si decididos como parte do plano de marketing. Outros, como as alterações do ambiente económico ou as actividades dos concorrentes, terão de ser tidos em conta quando preparar o plano.



INFORMAÇÃO

Para o ajudar nas previsões, está disponível, gratuitamente, alguma informação económica e sobre a actividade da concorrência no último trimestre. Esta informação é constituída por:

Além desta informação gratuita, pode também decidir adquirir a informação fornecida por uma empresa especializada que acompanha as vendas de cada produto e fornece dados sobre a repartição do mercado entre a sua empresa e as concorrentes. Custar-lhe-á um valor fixo cada vez que a solicitar. Esta informação fornece as quotas de mercado de cada uma das empresas concorrentes, nas seguintes áreas:

Se assim o desejar, pode também decidir encomendar um estudo de mercado sobre as actividades e produtos dos concorrentes. O estudo custar-lhe-á um valor fixo sempre que o encomendar. Inclui:

Mais (Detalhes importantes sobre a informação)



PREÇOS

Todos os trimestres terá de rever e decidir os preços a que irá vender os produtos.

O preço que é decidido para cada produto corresponde ao valor que vai cobrar aos seus agentes e distribuidores por cada unidade entregue. Serve igualmente de referência para o preço a ser cobrado nas lojas. Os seus agentes na UE e distribuidores na Nafta realizam a maioria dos lucros a partir da comissão que lhes paga baseada, respectivamente, no valor das encomendas e das vendas.

Na Internet o preço que decidir será o preço que o consumidor virá a pagar, acrescido dos custos de entrega.

Os consumidores destes produtos são bastante sensíveis ao preço, embora não todos em igual grau, com preços relativamente elevados a conduzirem a um menor número de encomendas e preços mais baixos a conduzirem a um maior número de encomendas. A redução dos preços, como meio de obter mais encomendas, só funciona até determinado ponto - o público suspeita de preços muito baixos.

Todos os preços são decididos em Euros independentemente do mercado em que se verificam as vendas. Dado que os preços na NAFTA e na Internet são decididos em Euros, mas passados ao consumidor final em Dólares, as flutuações na taxa de câmbio Euro/Dólar afectarão a procura e a sua capacidade de ser competitivo nesses mercados. Ao fixar os preços deve, por isso, ter em conta a taxa de câmbio.

Se decidir deixar de vender um ou mais produtos introduza um preço "0" zero na folha de decisões. Em consequência, não receberá, no próximo trimestre, quaisquer encomendas desse(s) mercado(s) para esse(s) produto(s).



QUALIDADE DOS PRODUTOS

Para além da concepção (ver abaixo) terá de decidir a qualidade do fabrico dos produtos através de decisões tomadas no momento do planeamento da produção. De um modo geral, quanto mais aumentar o tempo que os operários especializados demoram a montar um produto, melhor será o seu acabamento e maior a sua qualidade.

Pode acontecer enviar para o mercado produtos que sejam nocivos para o ambiente e/ou para os consumidores. Além do custo da correcção do defeito, podem resultar graves prejuízos para a sua imagem de marca, levando à perda da confiança dos consumidores e, consequentemente, à redução das encomendas.

Também pode melhorar a qualidade de fabrico e a fiabilidade dos produtos utilizando matéria-prima de qualidade extra em vez da matéria-prima básica. Pode decidir utilizar tal matéria-prima na proporção que pretender, produto a produto. Também é menos provável que a matéria-prima de qualidade extra represente um perigo para o público. É, no entanto, significativamente mais cara.

Quanto mais atenção der à qualidade, melhor será a imagem dos produtos e maiores as quantidades que conseguirá vender (ver também a descrição do processo de controlo de qualidade).

Os produtos defeituosos podem ser devolvidos, para reparação ou substituição, ao abrigo da garantia concedida pela empresa. Como é óbvio, quanto melhor for a qualidade menor será o número de produtos devolvidos.

O serviço de garantia é efectuado por empresas subcontratadas que facturam o trabalho efectuado a um preço acordado.

Os produtos vendidos pela Internet podem ser devolvidos ao seu agente de distribuição pela Internet. Uma empresa local repara tais produtos, de acordo com a sua garantia.




INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Um dos principais processos à disposição da empresa para se manter competitiva é através de desenvolvimentos na concepção e na tecnologia. Em cada trimestre, por esse motivo, deverá decidir quanto gastar em investigação e desenvolvimento com cada um dos produtos.

Independentemente da quantia que decidir investir, não há a certeza de que os seus esforços tenham um êxito imediato. Não subsistem, porém, quaisquer dúvidas de que quanto maior for o investimento maiores serão as probabilidades de obter melhoramentos para os produtos a médio prazo, e que o investimento sistemático é mais eficaz do que o esporádico. A I&D tem um efeito cumulativo, ou seja, se realmente investir, mais cedo ou mais tarde esse investimento produzirá resultados.

Em cada trimestre há três resultados possíveis para o desenvolvimento dos produtos -
  1. Quando são comunicados "PEQUENOS MELHORAMENTOS" estes já foram incorporados automaticamente nos produtos (sem ser necessária qualquer decisão), tendo um efeito fraco, mas imediato, nas vendas.
  2. Os "GRANDES MELHORAMENTOS" exigem mais cuidados antes da decisão de proceder à sua incorporação num determinado produto. A respectiva introdução tem um tal impacto que torna obsoletos os produtos existentes. Pode pretender dispor de tempo para esgotar o respectivo inventário ou para preparar o esforço de marketing, de modo a que a introdução do melhoramento seja mais eficaz. Poderá, assim, decidir qual a altura em que deseja introduzir o grande melhoramento, de imediato ou em trimestres posteriores.
  3. "NENHUM" significa que o departamento de I&D não teve êxito no último trimestre. Isto, por si só, não é mau sinal, visto que a I&D é um processo cumulativo. A seguir a um projecto bem sucedido o departamento começa a trabalhar num novo projecto que pode levar dois ou mais trimestres a dar frutos. Quanto mais investir menor deverá ser o período de desenvolvimento do novo projecto.

A introdução de melhoramentos tem como efeito melhorar a imagem dos produtos aos olhos dos consumidores, aumentando assim, junto destes, a respectiva valorização - provável aumento de estrelas - como resultado de inquéritos a painéis de consumidores. Se o esforço de I&D for pequeno ou se forem fracos os resultados obtidos, os produtos tenderão a tornar-se obsoletos, com a consequente deterioração da imagem de mercado e redução do número de estrelas atribuídas. Se se descobrir que um dos seus produtos é nocivo para o ambiente e/ou para os consumidores, a publicidade negativa associada a este facto leva, geralmente, à perda de estrelas.

A qualidade da gestão também afecta as possibilidades de êxito do departmento.

Mais (Detalhes importantes sobre a Investigação e Desenvolvimento



PUBLICIDADE

Para cada produto e em cada mercado, tem de decidir o montante a investir em publicidade:

Para além da publicidade directa, é importante para os utilizadores da Internet que o Website reflicta e mantenha a imagem da empresa. Tem de decidir o montante a investir cada trimestre no melhoramento da eficiência e da capacidade de atracção do site.

Não há informação precisa acerca do efeito da publicidade, sabendo-se apenas que afecta as vendas de produtos de modo diferente em mercados diferentes. O efeito nos mercados NAFTA e Internet dependerá também das variações da taxa de câmbio Euro/Dólar.



VENDAS

Pode vender os produtos utilizando dois canais:

  1. A retalhistas, na UE e na NAFTA que, por sua vez, os vendem pelo modo tradicional.
  2. Directamente a clientes em todo o mundo (incluindo a UE e a NAFTA) através da Internet.


Agentes na UE

Na UE nomeia agentes que actuam em sua representação para vender e distribuir os seus produtos. Em cada trimestre, são necessárias três decisões:

Como o mercado da UE é bastante grande, é provável que necessite de uma boa rede de agentes para cobrir toda a área geográfica. A respectiva eficiência dependerá do apoio que lhes conceder. Quanto mais alta for a comissão que receberem, maior será o esforço de vendas, especialmente se também os apoiar com um nível de publicidade adequado. Se desejar ter êxito na contratação e na retenção dos agentes, será necessário que ofereça tanto apoio como comissões razoáveis.


Distribuidores na Nafta

O mercado da NAFTA é mais dispendioso e difícil de penetrar, devido às tarifas alfandegárias e a dificuldades de distribuição. Para cobrir este mercado, a empresa deve nomear distribuidores que já possuam a própria rede de retalho. São necessárias três decisões em cada trimestre:

Dum modo geral, os mesmos factores que motivam os agentes na UE motivam os distribuidores na NAFTA. No entanto, os distribuidores não são vendedores activos dos produtos. Em vez disso, respondem à procura criada pela publicidade. As comissões não pretendem estimular a procura dos produtos, mas contribuem para o lucro dos distribuidores. Também aqui será necessário fornecer apoio adequado e comissões razoáveis.

Mais (Detalhes importantes sobre agentes e distribuidores)


Internet

Através da Internet pode vender directamente aos consumidores em todo o mundo. O número de encomendas que consegue não depende só dos factores usuais de marketing como os preços (mais portes), a publicidade, a qualidade e a disponibilidade dos produtos, mas também da facilidade de acesso e da capacidade de persuasão do Website, com todos estes factores apoiados numa forte imagem da empresa. A publicidade a curto prazo tem como função informar os clientes do que está disponível no Website.

São necessárias quatro decisões cada trimestre;

Um problema do comércio electrónico está ligado à existência generalizada de computadores com acesso à Internet, o que está longe de ser um facto universal. Outro, é o competir directamente com os canais tradicionais de venda dos seus produtos. As vantagens são não estar dependente de intermediários e os pagamentos serem efectuados por meio de cartão de crédito, o que significa ser pago de imediato.

O processamento das encomendas e dos pagamentos por cartão de crédito é realizado por software seguro de comércio electrónico. As encomendas são depois enviadas para um único agente de distribuição da Internet para serem preparadas, embaladas e enviadas para os clientes. A eficiência e o cuidado com que isto é feito afectam a imagem da empresa, pelo que um mau serviço do seu agente terá reflexos negativos na empresa e nos produtos. Inversamente, a eficiência e a rapidez do serviço valorizam estes factores.

Mais (Detalhes importantes sobre o website)



DISPONIBILIDADE DOS PRODUTOS

A disponibilidade dos produtos tem um efeito positivo no número de encomendas recebidas e é importante que o departamento de produção tenha capacidade para manter a satisfação das encomendas em dia. Os produtos acabados são enviados para o armazém dos agentes na UE, para os distribuidores na NAFTA e para o distribuidor Internet. Todas as encomendas devem ser entregues o mais rápido possível e no mesmo trimestre em que são recebidas. Por isso deve tentar manter um inventário adequado de produtos disponíveis, em todos os mercados, de modo a satisfazer rapidamente qualquer encomenda. As encomendas só são convertidas em vendas quando os produtos são entregues. Caso não consiga satisfazer todas as encomendas recebidas, devido à falta de produtos acabados, na UE ou na NAFTA, formar-se-á uma lista de encomendas a aguardar entrega, o que originará clientes insatisfeitos e vendas perdidas que afectarão negativamente a imagem da empresa. Quanto maior for o número de encomendas por satisfazer maior será o efeito negativo de marketing.

A disponibilidade dos produtos tem ainda maior efeito na capacidade de comercializar via Internet. Os produtos para venda pela Internet são enviados da fábrica directamente para o armazém do agente de distribuição. Se a procura for maior que a disponibilidade de produtos não poderá aceitar mais encomendas, o que originará a perda de potenciais clientes. Isto levará ao declínio da imagem da empresa como fornecedor eficiente via Internet.

Detalhes importantes

No fim de cada trimestre, pelo menos metade das encomendas não satisfeitas nos mercados UE e NAFTA serão canceladas pelos potenciais clientes. A carteira de encomendas que restar por satisfazer será transportada para o próximo trimestre como encomendas em atraso e será satisfeita assim que os produtos estiverem disponíveis.

Se entretanto decidir aumentar os preços ou, de qualquer modo, diminuir a qualidade dos produtos, mais encomendas em carteira serão canceladas no início do próximo trimestre e o número de encomendas canceladas na totalidade será então superior a metade.

Caso decida terminar com a produção de um dos produtos, as encomendas que tiver em carteira ficarão para satisfazer ao preço do último trimestre.

As encomendas canceladas não irão imediatamente para a concorrência, mas terão tendência para ir nos próximos trimestres, devido à má imagem da empresa na entrega de produtos.

Na Internet, se houver falta de produtos para entrega, não poderão ser aceites mais encomendas. Assim, embora não haja encomendas em atraso, há um efeito negativo para a imagem da empresa.



GESTÃO DO MARKETING

O esforço global de marketing depende de uma boa gestão. Portanto, o montante que decidir atribuir ao orçamento de gestão terá um importante efeito na qualidade da gestão das vendas e, consequentemente, no sucesso do seu esforço de marketing como um todo.

O esforço de vendas da empresa tem um custo indirecto respeitante às despesas de funcionamento do departamento de vendas e à supervisão do esforço de marketing. Esse valor é calculado como um por cento do valor das encomendas obtidas em cada trimestre.



PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

O departamento de produção da empresa é responsável pela produção e distribuição dos produtos do modo mais eficiente e económico possível, dentro dos padrões de qualidade definidos pelo marketing. Isto implica trabalhar com o departamento de marketing para assegurar que as respectivas previsões de vendas possam ser satisfeitas por um fluxo suficiente de produtos, tanto a curto como a longo prazo. Implica, também, trabalhar com o departamento de pessoal para assegurar que há força de trabalho suficiente para produzir o necessário a um custo razoável. E implica, ainda, um correcto planeamento de modo a assegurar a existência de maquinaria suficiente e um eficiente aprovisionamento de matéria-prima.

Os três tipos de produtos que a empresa vende são produzidos na sua própria fábrica, a partir dum único tipo básico de matéria-prima. Os produtos são fabricados em dois processos sequenciais:

  1. Maquinação, que consiste no fabrico dos componentes por meio de máquinas, cada uma operada por quatro operários não especializados. Aqui, é possível o trabalho por turnos. Além disso, ou em alternativa, pode efectuar o "outsourcing" de componentes encomendando-os a subcontratantes para entrega no trimestre a seguir ao próximo (ver abaixo subcontratação ).
  2. Montagem, onde as componentes maquinadas são montadas em produtos finais e embalados por operários especializados, que só trabalham a um turno.

A Tabela 5 mostra as quantidades de matéria-prima necessárias para cada produto e os tempos mínimos necessários em cada um destes processos para fabricar uma unidade de cada produto.

Dados os diferentes requisitos de espaço para máquinas e operações de montagem, pode ter necessidade de ter em consideração a área total de produção necessária para a combinação de produtos que pretende fabricar. Note que apenas pode ser utilizada uma fracção da área total da fábrica, dada a necessidade de espaço para circulação, acesso, etc.

O número de produtos que podem ser produzidos na fábrica em qualquer trimestre depende ou do número de componentes disponíveis (quer maquinados na fábrica, quer obtidos por "outsourcing"), ou da capacidade da oficina de montagem em montar estes componentes, o que for menor.

A capacidade de produção nunca será limitada pela escassez de matéria-prima dado ser sempre possível adquiri-la no mercado de ocasião, ainda que a um preço mais elevado (ver abaixo).



MÁQUINAS

A capacidade das máquinas, em termos de horas produtivas, depende do número de máquinas de que dispõe na fábrica (ver Investimento), e do número de turnos com que decidir laborar, às quais se deverão subtrair o número de horas perdidas por avaria e a menor velocidade de maquinação provocada pelo envelhecimento das máquinas.

O número efectivo de horas-máquina pode ainda ser seriamente reduzido por falhas graves nas máquinas, que originem perdas de vários dias no tempo de produção, enquanto a máquina for reparada. Se este tempo perdido originar perdas de vendas, criando encomendas em atraso, o valor das vendas perdidas pode ser recuperado através da companhia de seguros. Também pode ser recuperado o custo das reparações.

Para cada um dos três níveis de turnos em que pode laborar é dado o número máximo de horas disponíveis para produção em cada trimestre para cada máquina.

Detalhes importantes

Os tempos de maquinação dados na Tabela 5 são relativos à produção de um conjunto de componentes prontos para serem montados no produto final. São tempos de maquinação para máquinas novas com 100% de eficiência. À medida que as máquinas envelhecem ou vão sofrendo maior desgaste com uma utilização mais intensa, tornam-se menos eficientes, demorando, portanto, mais tempo no fabrico das componentes de cada produto.

Com um programa de manutenção preventiva (ver abaixo), consegue-se retardar, ou mesmo inverter, este envelhecimento. De qualquer modo, a partir de determinada altura a máquina atingirá um tal nível de ineficiência que será melhor vendê-la e substituí-la por uma nova. Outra consequência da idade das máquinas é a maior frequência de avarias, perdendo-se assim tempo de produção até serem reparadas.

O cálculo do seguro das perdas nas vendas, é feito primeiro para o Produto 3, na UE, depois na NAFTA e finalmente na Internet; em seguida para o Produto 2 e finalmente para o Produto 1, até que sejam cobertas todas as perdas de vendas atribuíveis especificamente à perda de capacidade das máquinas.



CONSERVAÇÃO DAS MÁQUINAS

A conservação das máquinas é feita por uma empresa de manutenção independente. Em cada trimestre tem que decidir o número de horas de conservação por máquina que deseja contratar.

Existe um custo fixo por hora contratada para cada máquina que inclui trabalho, sobresselentes, materiais, ferramentas e supervisão.

A primeira prioridade do esforço de conservação será a reparação de máquinas avariadas. Qualquer tempo disponível, dentro do contrato, será utilizado em manutenção preventiva, fora das horas normais de trabalho.

Quando há uma avaria grave numa máquina, a reparação é efectuada pela empresa de manutenção normal, como de costume. O custo deste trabalho (que pode ter necessidade de ser executado a um preço de emergência) pode ser acrescido à declaração trimestral de seguro, desde que disponha da cobertura apropriada.

Quanto mais manutenção preventiva puder fazer, menor número de avarias terá e menor será o tempo de reparação de uma máquina que avarie. A manutenção preventiva também diminui a velocidade de envelhecimento das máquinas.

Se as horas de conservação contratadas não forem suficientes para cobrir os tempos de reparação, terá de contratar horas adicionais para realizar este importante esforço, que serão cobradas a um preço mais elevado por hora.



SUBCONTRATAÇÃO

Pode decidir subcontratar a fornecedores externos parte de, ou todo, o seu trabalho de maquinação além de, ou em vez de, fabricar os componentes nas suas instalações.

No entanto, os componentes subcontratados que encomendar no próximo trimestre não estarão disponíveis para montagem nesse trimestre: ser-lhe-ão entregues no trimestre a seguir ao próximo. Poderá então fazer a respectiva montagem com quaisquer componentes fabricados na sua fábrica.

O preço actual da matéria-prima, as suas decisões sobre utilização de matéria-prima de qualidade extra, e a taxa de câmbio determinarão o custo dos componente subcontratados. É apresentado no Relatório de Gestão do último trimestre o intervalo de custos para cada produto, mas o custo final dependerá da percentagem de matéria-prima de qualidade extra utilizada.

Ao elaborar o plano de fabrico, o departamento de produção utlizará primeiro quaisquer componentes subcontratados. Se necessário, será então utilizada a fabricação interna para completar o plano.

Quaisquer componentes que sobrem após cumprido o plano de fabrico, serão conservados em inventário como 'produção em curso' para montagem posterior. Tal inventário é valorizado a preço de compra.

Se dispuser de espaço, suficiente, armazenará na fábrica a produção em curso.
Caso contrário, terá que a conservar em armazéns externos a um preço apresentado na Tabela 13.



MONTAGEM

Além da limitação imposta pela capacidade das máquinas (e/ou pelo número de componentes subcontratados), a produção da fábrica depende também do número de operários especializados a trabalhar na linha de montagem dos produtos acabados.

Cada produto tem um tempo de montagem mínimo mas, como parte da sua política de marketing (ver acima), deve decidir os tempos a serem utilizados. Quanto maior for o tempo de montagem, melhor será a qualidade dos produtos (mas só até um certo ponto).

Tomada a decisão referente ao tempo de montagem por unidade de cada produto acabado, o número de unidades de cada um que poderá então produzir e a combinação de produtos, dependerá do número de operários especializados que empregar, a que terá de deduzir o absentismo e as greves.

Os operários especializados só trabalham no turno de dia (turno único), até um número máximo de horas por trimestre. Não há limite para o número que pretender empregar, desde que consiga recrutá-los e disponha de espaço suficiente. Depois de ter em conta a área ocupada pelas máquinas (ver a Tabela 26) a área restante da fábrica pode limitar o número de operários especializados que pode empregar com vantagem.

Os operários especializados podem sofrer acidentes graves como qualquer outra pessoa, tanto no trabalho como em casa. As ausências prolongadas podem afectar seriamente o plano de produção e originar perdas de vendas. Quando tal acontecer uma agência de serviços fornece trabalhadores temporários para a montagem, a um preço por hora que é o dobro do que paga aos trabalhadores. Entretanto continua a pagar ao empregado que está de baixa.

Se tiver cobertura de seguro (ver abaixo) estes custos adicionais serão participados à companhia de seguros no trimestre, para serem ressarcidos.

Também pode tentar aumentar a motivação, reduzir o absentismo, e melhorar a segurança gastando mais com a gestão e a formação do pessoal.



PLANEAMENTO DA PRODUÇÃO

Todos os trimestres será necessério decidir o número de unidades de cada produto que planeiam entregar em cada mercado. Este plano de entregas é o principal conjunto de decisões com que se preocupa o departamento de produção.

Normalmente o número de unidades de cada produto realmente fabricado será o que consta do plano de entregas mais as unidades que substituíram as originais recusadas como defeituosas, quer na montagem quer na inspecção do controlo de qualidade.

Além dos custos de mão-de-obra e de matéria-prima, que serão descritos posteriormente, há certos custos semi-fixos que são imputados ao departamento de produção. A saber:

Detalhes importantes

Se o plano de produção for demasiado ambicioso porque não dispõe de suficiente mão-de-obra especializada ou de capacidade de máquinas (e produção em curso) o número de unidades fabricadas será ajustado de acordo com os recursos disponíveis. Por outro lado, qualquer produto abaixo das normas será rejeitado pelo controle de qualidade e as restantes serão expedidas proporcionalmente ao número de entregas do plano original. Quando o plano de produção for reduzido pelas razões atrás citadas, nas decisões que serão reproduzidas no Relatório de Gestão do próximo trimestre, os números alterados aparecerão assinalados com um asterisco (*).

Qualquer inventário de produto não vendido num determinado mercado, no fim de um trimestre, será armazenado para venda no próximo trimestre. Contudo pode decidir fazer regressar o inventário em excesso no agente Internet e/ou na UE, para redistribuição por outros mercados, especificando uma quantidade negativa na Folha de Decisões. Na NAFTA, não pode haver devolução de inventário.

Se não tiver agentes em qualquer dos mercados, não poderá enviar produtos para esses mercados porque não terá ninguém para os comercializar. Qualquer decisão nesse sentido, será considerada como '0' (zero).

Os produtos rejeitados no processo de produção são vendidos para sucata e, evidentemente, reduzem o número de unidades disponíveis para entrega. Mas, se a fábrica tiver capacidade de produção disponível, fabricará automaticamente produtos adicionais para substituir os rejeitados, de modo a serem satisfeitas as entregas.



CONTROLO DE QUALIDADE

O departamento de controlo de qualidade inspecciona os produtos no decurso do processo de fabrico. O custo de inspecção por unidade é indicado na Tabela 10.

Inevitavelmente, alguns produtos apresentarão defeitos depois de estarem nas mãos do cliente e, consequentemente, serão devolvidos para reparação nos termos da garantia (ver acima). A reparação dos produtos devolvidos nestas condições é efectuada por agentes locais de reparação na UE e na NAFTA que facturarão o trabalho efectuado (a preços fixos). A reparação dos produtos devolvidos ao Distribuidor Internet é feita por uma empresa local pelos mesmos preços (que incluem os portes).

Pode acontecer os produtos serem expedidos com defeitos de concepção ignorados ou serem fabricados com matéria-prima de qualidade inferior, de modo que se tornam perigosos para os consumidores que os compram. Se tal acontecer é devolvido um grande número de unidades, dentro da garantia, para reparação. Deverá ainda examinar e reparar os produtos que estiverem dentro do sistema de distribuição. Esta tarefa é realizada por empresas de reparação, que (devido às quantidades envolvidas) cobram 75% do preço normal fixado por unidade. Os custos adicionais de reparação, em incidentes deste tipo, são participados no trimestre à seguradora da empresa, para posterior reembolso.

A qualidade dos seus produtos (e, portanto, o número de unidades devolvidas para reparação) depende do tempo decidido para os operários especializados realizarem a montagem, de quão bem treinados e motivados estão, da qualidade dos materiais utilizados e também da eficiência do controlo qualidade.



DISTRIBUIÇÃO

Tem de decidir a quantidade de cada produto a enviar para a UE, para a NAFTA e para o agente de distribuição pela Internet (a menos que os recursos disponíveis limitem a capacidade de produzir tais quantidades). Os produtos são enviados para os armazéns dos agentes e distribuidores que debitam o custo da armazenagem.

Ao circularem no sistema de distribuição, os produtos podem ser perdidos, roubados ou podem deteriorar-se de tal modo que não cheguem ao destino final em condições de serem utilizados, tendo de ser abatidos. Dependendo do nível de inventário em armazém, perdas deste tipo podem levar a encomendas em atraso e perda de vendas. Se estas ocorrerem devido a este tipo de problemas, a companhia de seguros cobrirá na íntegra o valor das vendas perdidas, desde que tenha um seguro adequado. As perdas de unidades de produto que não levem a perda de vendas (porque o inventário é suficiente) são reembolsadas ao valor de inventário (Tabela 21).

Os tempos de viagem para o agente Internet e para o porto de embarque para a NAFTA têm uma duração fixa. Os distribuidores da NAFTA são responsáveis pelo transporte desde o porto na NAFTA. Os tempos de viagem para a UE são de ida e volta e dependem do número de agentes que trabalham para a sua empresa.

As entregas aos agentes e distribuidores são feitas em contentores de dimensões standard transportados por meios alugados. Podem transportar-se, em simultâneo, produtos diferentes. Os contentores parcialmente cheios são debitados ao preço dos contentores completos.

Detalhes importantes

As entregas têm um custo diário global que inclui o aluguer de contentores e os custos de transporte.

O custo total das entregas ao agente de distribuição pela Internet e aos distribuidores NAFTA dependerá de:

Na Europa a distância a percorrer não é fixa e depende do número de agentes de que dispuser (pressupondo-os uniformemente distribuídos por toda a área).

As unidades dos produtos acabados são armazenadas na UE (incluindo as do mercado Internet) e na NAFTA a um dado preço por unidade, sendo o custo total baseado na quantidade média trimestralmente armazenada. A armazenagem na NAFTA é debitada em Dólares e convertida em Euros à taxa de câmbio apresentada no Relatório de Gestão do último trimestre.



COMPRA DE MATÉRIA-PRIMA

Os três produtos são feitos da mesma matéria-prima básica, mas a quantidade de matéria-prima varia produto a produto. Além disso pode decidir utilizar uma fracção qualquer de matéria-prima de qualidade extra em alguns ou em todos os três produtos.

Tem de decidir como comprar a matéria-prima básica. Pode comprá-la, ao preço corrente, para entrega no próximo trimestre, ou no Mercado de Futuros para entrega a três ou seis meses. A informação sobre estes preços é fornecida no Relatório de Gestão do último trimestre.

Não existem custos de armazenagem para matéria-prima encomendada para entrega futura, mas a matéria-prima é considerada sua propriedade e valorizada no balanço desde o momento em que é encomendada. Quando a matéria-prima for entregue poderá ter que suportar custos de armazenagem (ver abaixo) se não dispuser de espaço suficiente na fábrica, tendo em conta a área ocupada pelas máquinas e operações de montagem.

A matéria-prima de qualidade extra é comprada a fornecedores que negoceiam em materiais de qualidade superior e não prejudiciais ao ambiente. O preço de tal matéria-prima é uma percentagem fixa acima do preço corrente. As entregas de matéria-prima de qualidade extra são feitas numa base 'just-in-time' para satisfazerem o plano de produção e, por isso, não é necessário ter a matéria-prima em inventário. Tem de decidir a proporção a utilizar da matéria-prima de qualidade extra, produto a produto.

Detalhes importantes

A matéria-prima encomendada no próximo trimestre será facturada no mesmo trimestre com base nos preços cotados em Dólares no último trimestre. O valor equivalente em Euros é pago em duas partes: 50% imediatamente e 50% no trimestre seguinte. Não se considera nenhuma diferença de câmbio entre estes dois pagamentos parciais. A segunda parte do pagamento será reportada no Balanço, em fornecedores, até ser paga no trimestre a seguir ao próximo.

Se o plano de produção exigir mais matéria-prima do que a disponível para utilização no próximo trimestre, a matéria-prima necessária para completar a produção será comprada automaticamente no Mercado de Ocasião. Estas compras de emergência são efectuadas a um preço agravado.

O departamento de compras e armazenagem tem encargos administrativos fixos por trimestre.

A matéria-prima é armazenada em local coberto, localizado nas instalações fabris, se possível. Para além do custo administrativo fixo (ver acima), não existe qualquer outro custo específico para manter a sua área de armazenagem.

O espaço disponível depende da área das instalações fabris e de como esta está a ser utilizada (ver a Tabela 26). Se o espaço disponível for insuficiente, a matéria-prima em excesso terá de ser recolhida em armazéns comerciais próximos a um preço trimestral por unidade, sendo o custo total baseado na quantidade média armazenada.



TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

Um Fornecedor de Serviços da Internet (Internet Service Provider - ISP), que lhe vende capacidade de instalação de website, fornece-lhe o acesso à internet. Se pretender fazer negócio através da Internet, o seu Website tem de ter capacidade suficiente para suportar o volume de tráfego que pode gerar. Esta capacidade é definida em termos do número de "portas" de acesso que lhe são atribuídas.

Tem de decidir o número de portas de que quer dispor, mas qualquer alteração tem um prazo de execução de um trimestre e, por isso, não estará completamente operacional antes do trimestre a seguir ao próximo.

O tráfego do Website variará de dia para dia e, também, durante o dia, pelo que não é fácil a decisão sobre o número de portas a instalar. Se não for possível dar resposta pronta e eficiente, nas horas de ponta, aos visitantes do Website a sua imagem de marketing pode declinar fortemente. O Relatório de Gestão do último trimestre apresenta três valores que podem ser muito úteis:

  1. A capacidade do sistema, no fim do último trimestre, a nível de portas (como decidido);
  2. o número de visitas feitas ao Website no último trimestre;
  3. a percentagem de potenciais visitas ao Website em que a ligação falhou devido a capacidade insuficiente.

O Website está sujeito a um custo trimestral. Este inclui um custo por porta e um custo por volume a pagar pela segurança, pela utilização do pagamento por cartão de crédito e por outras funcionalidades de uso comercial. A quantia total gasta por trimestre é um custo do departamento de Marketing e é paga ao ISP no mesmo trimestre.

O software determina a qualidade do Website (capacidade atractiva, facilidade de utilização, etc.) e tem de decidir quanto gastar com o desenvolvimento do Website que é fundamentalmente desenvolvimento do software.

Inquéritos regulares e independentes atribuem "Classificações por Estrelas" que mostram como os clientes valorizam o Website. Cinco estrelas é a melhor classificação possível; uma estrela é a pior. Esta informação dá origem a um custo adicional.

Mais (Detalhes importantes sobre o website)

GESTÃO

Uma boa gestão afecta todas as suas operações. O montante que decidir atribuir ao orçamento de gestão terá, por conseguinte, um efeito importante sobre a qualidade das operações e sobre o êxito da empresa em enfrentar a concorrência.



GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

O departamento dos recursos humanos é responsável por assegurar à empresa a mão-de-obra suficiente para funcionar convenientemente e que a força de trabalho seja eficiente e esteja motivada. Os trabalhadores são recrutados num mercado de trabalho competitivo, onde cada pessoa pode mudar duma empresa para outra à procura das melhores condições. A incapacidade de recrutamento de pessoas no mercado de trabalho pode afectar significativamente a possibilidade da empresa funcionar eficazmente.

A força de trabalho da empresa pode ser dividida em quatro grupos:

  1. Operários de máquinas, não especializados - que fabricam os componentes dos produtos que a empresa produz.
  2. Operários da montagem, especializados - que, com os componentes fabricados na secção de máquinas, montam os produtos acabados.
  3. Outros trabalhadores - pessoal de armazém, funcionários de escritório, gestores intermédios, etc.
  4. Gestores de topo.

Todos os tipos de trabalhadores podem sair da empresa por reforma, doença ou porque vão trabalhar para empresas rivais que parece estarem a oferecer melhores condições. Os trabalhadores que saem fazem-no no fim dum trimestre.

A fim de conseguir cumprir o plano de entregas, torna-se necessário o recrutamento de operários em número suficiente para responder às suas necessidades de produção e para compensar a saída de pessoal por motivo de reforma ou de mudança para outras empresas.

A gestão dos recursos humanos tem dois aspectos específicos - recrutamento e motivação.

Na simulação, os outros trabalhadores estão inseridos no contexto dos respectivos departamentos e os respectivos custos estão ligados directamente com os custos departamentais. Não precisa de tomar decisões sobre eles.

Os gestores de topo são tratados mais abaixo.



RECRUTAMENTO

Operários Especializados

Os trabalhadores especializados da montagem resultam de uma formação intensivo e podem ser difíceis de recrutar.

Tem de decidir quantos operários especializados pretende recrutar (ou despedir). O recrutamento faz-se tanto a partir de pessoal desempregado como a partir daqueles que se encontram a trabalhar nas outras empresas. Note, no entanto, que o recrutamento não tem sempre êxito - pode mesmo não conseguir recrutar ninguém!

O sucesso neste recrutamento depende não só do nível médio actual da remuneração (e não apenas do salário base) do pessoal que já emprega, mas também da motivação, da qualidade dos produtos fabricados e da eficiência do departamento de pessoal.

Também depende do nível de desemprego existente. Se este for baixo, o recrutamento pode tornar-se muito difícil e dependerá da sua capacidade para atrair pessoal de outras empresas, o que poderá conduzir a uma grande instabilidade no mercado de trabalho.

Em alternativa, de modo a obter um pequeno número de operários especializados, pode decidir formar pessoal não especializado desempregado. Embora mais caro que o recrutamento, a formação garante a obtenção do número de pessoas formadas.

Quer decida recrutar ou formar, os novos empregados só estarão disponíveis para a produção no trimestre a seguir ao próximo. Além disso, poderá estar limitado pelo espaço disponível nas instalações fabris para mais operários especializados (ver a Tabela 26). Se o espaço for insuficiente, as suas decisões serão reduzidas para valores possíveis (que podem ser zero).


Operários não Especializados

O funcionamento de cada máquina necessita, em cada turno, de quatro operários não especializados. Qualquer alteração no número de máquinas ou no número de turnos implica uma maior ou menor necessidade de operários não especializados.

Tal como os operários especializados, os operários não especializados podem despedir-se se sentirem que as condições de trabalho na sua fábrica são inferiores às da concorrência.

Como no mercado de trabalho existem sempre operários não especializados disponíveis, quaisquer necessidades de novos trabalhadores são resolvidas automaticamente a um nível inferior de gestão da empresa, não necessitando de decisões activas a um nível de gestão de topo. Quando forem necessários mais trabalhadores, o supervisor de turno terá sempre a possibilidade de contratar o número de trabalhadores necessários no mercado de trabalho, no início do próximo trimestre.

Mais (detalhes importantes sobre o recrutamento)

FORMAÇÃO DO PESSOAL

Para além da formação dos operários não especializados para se tornarem operários especializados (como descrito acima), também pode decidir proporcionar formação ao restante pessoal para melhorar a motivação, o espírito de equipa e a eficiência.

Esta formação 'durante o trabalho' é dada por consultores externos e pode trazer benefícios imediatos e a longo prazo para a empresa. Os resultados de tal formação podem, no entanto, ser variáveis.

A formação é avaliada em dias de consultor e debitada a um preço por dia (ver a Tabela 15). De um modo geral, um consultor pode dar formação a, entre 5 e 10 empregados por dia.



REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES

Além de assegurar que a empresa tenha os trabalhadores necessários, o departamento de recursos humanos tem de gerir os custos da força de trabalho ao mesmo tempo que a tenta motivar. Embora a gestão de topo decida o valor dos salários, o modo como os trabalhadores são utilizados pode ter um efeito significativo não só na motivação mas também nas remunerações. As horas extraordinárias e os subsídios de turno podem ser controlados de modo a manter os custos baixos. Mas estes elementos só podem ser geridos eficientemente no contexto das condições económicas actuais e da estratégia de produção e de marketing.

Operários Especializados

Os operários especializados são pagos à hora, sendo o valor do salário decidido todos os trimestres. Este salário base está sujeito a um acordo com o sindicato que não permite reduções. Ao mesmo tempo, a associação dos industriais controla os aumentos salariais não permitindo que sejam superiores a aproximadamente 15% do valor mais alto do último trimestre. Um aumento do salário base é implementado no início do próximo trimestre.

Operários não Especializados

Pode alterar a capacidade de produção da oficina de máquinas instalando mais máquinas, vendendo máquinas existentes ou alterando o número de turnos (ver acima máquinas). Mudanças deste tipo irão afectar directamente as condições de trabalho e o dispêndio com salários.

Outro Pessoal

Os custos dos outros trabalhadores da empresa estão inseridos nos custos dos departamentos onde trabalham. Este outro pessoal inclui: administrativos, pessoal de armazém, investigadores, etc.



Gestão de Topo

A sua equipa assume o papel do Conselho de Administração da empresa e pode ser constituída por um Director Geral e pelos directores de Marketing, Produção, Recursos Humanos e Finanças. Têm de decidir o montante do orçamento de gestão que servirá para pagar os serviços e a consultoria, externos, os vencimentos dos directores e as despesas gerais de gestão. O orçamento de gestão influencia a qualidade geral da gestão que por sua vez afecta a eficiência de toda a empresa.

Mais (detalhes importantes sobre remunerações)

FINANÇAS

O Departamento Financeiro é responsável por assegurar que os fundos da empresa são geridos eficientemente e de acordo com a estratégia da empresa. Isto implica uma variedade de actividades como o controle da rentabilidade, a gestão de outros activos financeiros líquidos e dos empréstimos, a gestão dos activos fixos da empresa, os impostos e a política de dividendos. É fundamental que o departamento trabalhe estreitamente com a equipa de gestão para maximizar o desempenho do investimento que é o modo como é avaliada a empresa.


ACÇÕES

A empresa é financiada pelo capital dos accionistas, sob a forma de acções de valor nominal de 1 Euro, num valor total expresso no balanço da empresa.

As acções da empresa estão cotadas na bolsa e as últimas cotações das acções de todas as empresas aparecem todos os trimestres no Relatório de Gestão. A cotação das acções é influenciada por vários factores.

Pode decidir:

Em qualquer dos casos a transacção tem lugar no início do próximo trimestre e o número de acções emitidas (ou recompradas) em qualquer ano não pode ser superior a 10% do capital emitido no princípio do ano.

Existem outras restrições à emissão ou recompra de acções. Por exemplo, nenhuma destas operações é permitida se a cotação das acções for inferior ao valor nominal (€1).



DIVIDENDOS

Todos os trimestres tem de decidir o valor dos dividendos a serem pagos aos accionistas. São expressos em cêntimos por acção (ou como uma percentagem do capital social).

Bons pagamentos de dividendos são um elemento importante do Desempenho do Investimento. Muitos accionistas interessam-se pelo aumento de capital que resulta do valor crescente das acções, mas outros, incluindo investidores institucionais tais como os fundos de pensões, dão muito valor a um fluxo consistente de dividendos.

Os pagamentos de dividendos são efectuados no início dos trimestres. O total de dividendos a pagar no próximo trimestre não pode exceder os Resultados transitados da empresa que constam do balanço do último trimestre. Se tentar pagar dividendos que excedam os resultados transitados, os dividendos serão reduzidos ao valor possível (o que pode ser zero).



DEPÓSITO A PRAZO

Se a empresa dispuser de fundos em excesso, pode decidir aplicá-los num depósito por um período de 3 meses. Os depósitos a prazo vencem juros à taxa actual do Banco Central da UE e tais juros serão creditados na sua conta bancária no fim do próximo trimestre.

Por omissão, o depósito a prazo será renovado no próximo trimestre por mais 3 meses, a não ser que decida alterar o montante. Tais depósitos serão debitados ou creditados na sua conta bancária no princípio do próximo trimestre (ver mais detalhes).

Se pretender reduzir (ou cancelar) o depósito a prazo, deve introduzir o montante negativo apropriado.



EMPRÉSTIMOS - Empréstimos a Prazo

Pode decidir realizar ou reforçar um empréstimo a prazo, a uma taxa de juro fixa. Neste tipo de empréstimo, o dinheiro provém de instituições de investimento que estão preparadas para se comprometerem com a sua empresa a longo prazo e para se tornarem parte da estrutura financiadora da mesma. O Potencial de Crédito, da empresa, apresentado no Relatório de Gestão do último trimestre, pode limitar (ou impedir) qualquer empréstimo a prazo.

O dinheiro é-lhe imediatamente creditado, no início do próximo trimestre, como numerário, ou automaticamente utilizado para amortizar a totalidade ou parte de algum financiamento obtido que possa ter - ver abaixo.

Por favor, tome nota de que estes empréstimos não podem ser amortizados no decurso da competição.

EMPRÉSTIMOS - Financiamentos Obtidos

Está disponível financiamento adicional por meio de financiamentos obtidos (empréstimo bancário flexível) a uma taxa de juro relacionada com a taxa de juro actual do Banco Central Europeu.

O banco estabelece um limite máximo autorizado para o próximo trimestre, com base no activo e passivo de curto prazo da empresa, tal como apresentado no balanço do último trimestre. O financiamento é utilizado e amortizado automaticamente, como ditado pelos requisitos de numerário.

Se precisar de mais fundos do que os permitidos pelo limite dos financiamentos obtidos, o banco continuará a financiar a empresa, mas sem garantia, por meio de financiamentos obtidos não autorizados.

A taxa de juro debitada pelos financiamentos obtidos não autorizados é muito mais elevada. Além disso, esta taxa de juro mais elevada é aplicada a todos os financiamentos obtidos, e não apenas ao excesso acima do limite autorizado.

Nesta simulação, continuarão a ser concedidos empréstimos bancários à empresa embora, em circunstâncias normais, fosse considerada insolvente.

Nenhuma empresa é declarada falida, mesmo que as acções deixem de ter valor.

Mais (Detalhes importantes sobre Finanças)



INVESTIMENTO - Imóveis

As instalações fabris da empresa (terrenos e edifícios) são por esta detidas na totalidade e têm o valor indicado no balanço. Não são feitas amortizações dos terrenos e edifícios.

O Relatório de Gestão mostra a área total dos terrenos que a empresa possui, e a área útil da fábrica. O espaço para escritório é constituído fundamentalmente por um piso superior na dianteira do edifício e, por isso, não influi no espaço total disponível para produção.

Pode decidir aumentar a área da fábrica (para proporcionar mais espaço para máquinas, operários especializados, inventário de matéria-prima ou trabalhos em curso), sujeito à limitação de dispor de terreno suficiente depois de ter em conta o espaço para acessos e estacionamento (ver a Tabela 26). Tais obras também podem ser limitadas pela sua situação financeira.

Com informação do balanço do último trimestre, o empreiteiro verifica a sua capacidade de crédito. Se esta for pelo menos igual ao custo total da expansão planeada, as obras arrancam. Mas se a capacidade for inferior, o empreiteiro apenas concordará com obras mais pequenas (que podem não ser nenhumas).

Os trabalhos demoram quase um trimestre a concluir, pelo que o espaço adicional apenas fica disponível no início do trimestre a seguir ao próximo. No entanto, quaisquer máquinas novas adquiridas no próximo trimestre podem ser instaladas no fim do trimestre (ver abaixo). O custo actual do trabalho de construção de novos edifícios (por metro quadrado) é apresentado no Relatório de Gestão.


INVESTIMENTO - Máquinas

Pode decidir comprar novas máquinas a um preço dado. Mas pode não conseguir encomendar algumas ou todas as máquinas de que necessita, a menos que a empresa tenha uma situação financeira sólida e disponha de espaço suficiente na fábrica.

O fornecedor de máquinas avalia a sua capacidade de pagar a partir da sua capacidade de crédito, que pode ser reduzida pelo custo de quaisquer trabalhos de construção (ver acima). Se a capacidade de crédito for pelo menos igual ao valor total das máquinas que pretende adquirir, o fornecedor aceitará a encomenda bem como o pagamento do valor total da compra. Se a capacidade de crédito for menor que o valor total da compra, o fornecedor só aceitará a encomenda para o número de máquinas que a capacidade cobrir (que, obviamente, pode ser zero).

As máquinas que comprar no próximo trimestre serão entregues e instaladas no fim desse trimestre. Ficarão disponíveis para utilização no trimestre a seguir ao próximo.

Ao longo da sua vida, o valor de cada máquina será amortizado trimestralmente, pelo método das quotas decrescentes.

Cada máquina instalada ocupa uma dada área na fábrica. Esta inclui o espaço necessário para acesso e para armazenamento temporário de materiais e de componentes prontos para montagem.

Quandou decide vender máquinas, as mais antigas são vendidas em primeiro lugar, no início do próximo trimestre, pelo respectivo valor líquido de amortizações no último trimestre. No entanto, devido a legislação sobre problemas ambientais, relacionados com contaminações e com a necessidade de tratamento seguro dos resíduos, existe um custo de desmontagem sempre que é vendida uma máquina. Os custos de desmontagem são incluídos em 'Outros custos'.

Além disso, dada a necessidade de desmontagem, o espaço libertado não ficará disponível para outra utilização antes do trimestre a seguir ao próximo.



SEGUROS

As actividades da empresa estão sujeitas aos riscos próprios de vários acontecimentos aleatórios que podem afectar o seu normal funcionamento:

Estes acontecimentos são relativamente raros e os seus efeitos são descritos nos locais relevantes do manual. Tais acontecimentos são identificados por um "!" (ponto de exclamação) que aparecerá ao lado dos respectivos números, no Relatório de Gestão.

Para se precaver contra tais incidentes pode decidir fazer um seguro que o proteja de perdas financeiras por eles causadas. A companhia de seguros oferece quatro planos em que a proporção de risco que a empresa está disposta a assumir por si própria sobe sucessivamente. Os prémios são calculados como uma percentagem do valor do activo não corrente e inventário.

Uma quinta opção é não subscrever qualquer apólice de seguro, e neste caso estará completamente exposto aos vários incidentes possíveis e aos custos consequentes.

Outro factor que afectará o risco de acidentes graves será o nível do Orçamento de Gestão (Folha de decisões). Uma boa gestão gera um ambiente de trabalho mais seguro, assegurando que os procedimentos de Saúde e Segurança são bem implementados e que os produtos são bem concebidos. Uma má gestão tem tendência a gerar uma empresa de alto risco.

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