&faqs=-1- P: O que é o IST Management Challenge? R: O IST Management Challenge tem como base o Global Management Challenge, uma competição pública de Estratégia e Gestão organizada pelo Jornal Expresso e pela SDG desde 1980, e que hoje está presente em 30 países. Durante as seis semanas em que decorre o IST M C, vocês vão ter a oportunidade de vestir o papel do Concelho de Administração de uma Empresa Virtual e tomar as principais decisões que vão ditar o futuro desta. -2- P: Quais os benefícios de participar nesta Competição? R: - Desenvolvimento de Competências: - Gestão Estratégica; - Tomada de Decisão; - Trabalho de Equipa; - Liderança; - Visão dos factores decisivos para o sucesso Empresarial; - Conhecimento das diferentes áreas de uma empresa e das suas interacções; Para além disso existe um bónus na nota da cadeira. Queres saber qual é? Então é uma boa oportunidade para consultares o Regulamento da Competição, onde vais encontrar muitas outras informações essenciais à tua participação. (clica no Botão "Regulamento" do menu vertical) -3- P: Como participo? R: A participação nesta competição é obrigatória e deves fazer a tua inscrição neste site (clica no Botão "Inscrição" no menu vertical). Necessitas de te inscrever porque o Conselho de Administração da tua empresa é constituído por ti e mais 3 ou 4 colegas teus. Esses teus colegas apenas precisam de estar inscritos, como tu, na cadeira de Gestão deste semestre, podendo ser de qualquer Curso ou Ano. A inscrição é feita por equipa pelo que devem ter à mão todos os dados de todos os elementos da equipa. -4- P: Qual o papel do chefe de equipa? R: O chefe de equipa é a pessoa com quem a Organização da competição irá manter o contacto. Os emails com a informação sobre a Empresa e com o login para a área da Competição são enviados apenas para o chefe. Sempre que houver necessidade de avisar a equipa de algum acontecimento ou penalização, também será contactado o chefe. Notem que o chefe não é necessariamente o líder da equipa, mas sim a pessoa para a qual toda a informação é canalizada. Assim, certifiquem-se de que o chefe de equipa é alguém organizado e metódico e que vê o conteúdo da caixa de correio todos os dias e que tem o voice mail activado no telemóvel. Em caso de impossibilidade de contacto com o chefe, a Organização tentará, por mail ou telemóvel, contactar os outros elementos, mas neste caso o contacto não será tão rápido. -5- P: Quem nos vai explicar como funciona a Competição? R: A SDG vai organizar 5 sessões de Briefing da Competição onde é explicado o funcionamento da Empresa que vão gerir e o contexto do mercado envolvente. -6- P: Quando vão decorrer as sessões de Briefing da Competição? R: As sessões de Briefing vão ocorrer nos seguintes locais, pelas seguintes horas: - Alameda, Salão Nobre: - 28 de Outubro, pelas 12h; - 29 de Outubro, pelas 15h e - 30 de Outubro pelas 18h. - Tagus, (local a informar): - 29 Outubro 12h30 e - 30 Outubro 12h30 Apenas precisas de comparecer a uma sessão (elas repetem-se). -7- P: Quando começa a competição? A partir de dia 28 de Outubro começa toda a actividade relacionada com a Competição. Entre dia 28 e 30 de Outubro decorrem as sessões de Apresentação e os Chefes de Equipa irão receber emails com informação vital para a Competição (ver FAQ seguinte). Depois, terás até dia 6 de Novembro para submeteres a tua decisão experimental, que funciona como teste, e a partir daí é a "sério". Toma nota das datas limite de submissão das decisões pois se falhares duas estás desclassificado (clica no Botão "Calendário" no menu vertical). -8- P: Que informação recebo para começar a gerir a minha empresa? Entre dia 28 e 30 de Outubro o chefe da tua equipa receberá dois emails: - um com o "caso" (ou seja, o histórico com os últimos 5 trimestres de gestão da empresa) - outro com os dados de acesso (login) à área de COmpetição: o username e a password da vossa equipa. Estes dados são intransmissíveis e inalteráveis, portanto certifiquem-se que ninguém fora da vossa equipa os recebe. Outra fonte de informação essencial é o Manual Topaz o qual devem ler atentamente (clica no Botão "Manual" no menu vertical). -9- P: Como submeto as minhas decisões? R: Através da área de competição neste site. Clica em "COMPETIÇÃO" no menú vertical e depois em "Folha de Decisões". Terás de introduzir os dados de login e de seguida podes preencher os campos com os valores referentes à vossa decisão. É fundamental que cumpras as datas limite para submissão das decisões. Lembra-te que a tua equipa pode sempre submeter uma decisão e ir alterá-la ilimitadas vezes até à hora limite. -10- P: Como vou sabendo os resultados e se estou a gerir bem ou mal a empresa? A partir das 0:00 horas do dia seguinte à data limite de submissão das decisões, vão ter na vossa área de Competição, em "Relatórios de Gestão" o resultado da vossa tomada de decisão. Função do vosso resultado, em comparação com as empresas concorrentes, poderão concluir sobre a qualidade e eficácia da vossa gestão. O objectivo é que após a análise de cada tomada de decisão vocês extraiam a informação necessária para poderem evoluir, em qualidade, as vossas decisões.